Tecnólogo Sistemas Embarcados

Perfil Profissional do Tecnólogo Sistemas Embarcados

O que o aluno estuda
Entre as disciplinas básicas estão: cálculo, estatística, inovação e empreendedorismo, metodologias ágeis para gestão de projetos e inglês. O aluno terá também conhecimentos mais específicos da área como Eletricidade e Eletrônica, Algoritmo e Lógica de Programação, Programação para Sistemas Embarcados, Banco de Dados e Engenharia de Software. O currículo abrange ainda conhecimentos sobre sensores e placas eletrônicas responsáveis pelo funcionamento das tecnologias presentes, por exemplo, no controle da iluminação, climatização e segurança de diversos ambientes, como prédios residenciais e comerciais, parques e transportes, entre outros.
O que o profissional faz
O tecnólogo em Sistemas Embarcados projeta hardware para quase todos eletrônicos presentes nas redes elétrica, indústria bélica, reatores nucleares, entre outros. O profissional nessa área se dedica também ao desenvolvimento e gerenciamento de software para sistemas que garantam performance e segurança das tecnologias embarcadas. O tecnólogo participa de projetos e gerencia equipes técnicas durante o desenvolvimento de sistemas embarcados. Além de fazer estudos de viabilidade técnica e econômica na área, vistorias, perícias, avaliações, laudos e pareceres técnicos. O conteúdo deste curso superior de tecnologia prepara os alunos para o desenvolvimento do hardware dos sistemas embarcados e do software que fará a gerência desse hardware.
Onde trabalhar
O profissional de Sistemas Embarcados pode atuar em empresas de planejamento, desenvolvendo projetos de automação, eletrônicos e computacionais. Pode atuar também em assistências técnicas e consultorias e em empresas nas áreas de tecnologia, automotiva, segurança e automação residencial, comercial e industrial. Outros segmentos que demandam um tecnólogo em Sistemas Embarcados são o de comércio e serviços.

• Duração: 6 semestres
  • Coordenador: Jhonny Frank Sousa Joca